O que está incluído?
- Transporte executivo de turismo
- Guia de Turismo Credenciado
- Brinde personalizado
- Serviço de bordo
O que não está incluído?
- Bebidas e sobremesas
- Ingressos nos locais visitados
- Passeios opcionais
Introdução
Desde o início do século XX, filhos e netos dos primeiros colonos organizavam pequenas quermesses em casas e barracões, no bairro Fazenda Inglesa. Eram iniciativas que pretendiam promover um retorno às origens, com música, dança e os tradicionais pratos da culinária germânica
Contudo, em 1983, surgiu a ideia de transformar a iniciativa em uma festa que pudesse levar a todos o conhecimento da história e tradições dos colonos em Petrópolis. Assim, naquele ano, o primeiro evento foi realizado, por três dias, com o nome de “Festival Germânico”. O local escolhido para a festa era simbólico: os arredores do Palácio de Cristal, onde está afixado o cruzeiro que demarca a chegada dos pioneiros.
O local era um ponto habitual de reunião das famílias alemãs, que ali realizavam jogos, brincadeiras e piqueniques no final de semana. A partir de 1990, o Clube 29 de junho e demais organizadores estabeleceram uma parceria com a Prefeitura de Petrópolis, através da Petrotur. O incremento e profissionalização do evento levaram ao seu crescimento exponencial. Desta forma, o antigo Festival Germânico alcançou o formato da atual Bauernfest: um evento de grande importância para o calendário turístico e cultural do estado e do país; com identidade definida; que a cada ano inclui inovações que atraem novos visitantes, bem como seu público fiel.
O nome da festa é uma em homenagem a um dos fundadores do Clube 29 de junho, o historiador Gustavo Ernesto Bauer, também criador do Museu “Casa do Colono”, instituição cultural cuja missão é preservar e difundir o legado da cultura germânica em Petrópolis.
Bauer significa agricultor em alemão. Assim, o nome da festa guarda também essa relação com os trabalhadores rurais. O incentivo à imigração estrangeira em Petrópolis era para construir colônias agrícolas, por isso esses trabalhadores se chamavam colonos (esses imigrantes com contrato de trabalho para desenvolvimento da Colônia).
Link: https://web2.petropolis.rj.gov.br
Versão para Impressão
Roteiro
1° dia: 5 de Julho (Sábado) - Rio Bonito/Petrópolis
Início dos embarques às 7h da manhã. Previsão de chegada em Petrópolis às 10h30. Parada de 30 minutos no Palácio Quitandinha para fotos. Em seguida tempo livre na festa e arredores. Embarque para retorno às 20h.